sexta-feira, 28 de novembro de 2014

POÇO DAS PEDRAS RECEBE MOSTRA SEMIÁRIDO EM TELA


Popularização da ciência através do cinema feito com e pelos jovens da comunidade
No próximo domingo(30) de novembro, a partir das 18:00hs a comunidade de Poço das Pedras, zona rural de São João do Cariri será destaque com a MOSTRA SEMIÁRIDO EM TELA.

Desde de 2012 o Instituto Nacional do Semiárido(INSA) desenvolve na comunidade de Poço das Pedras, o Projeto de Revitalização da Cultura Forrageira com a implementação de campos de variedades de palmas resistentes a cochonilla. Foi neste cenário que o Seminário em Tela chegou este ano até Poço das Pedras para desenvolver oficinas com os jovens filhos dos agricultores que participam do Projeto da Palma.

O Seminário em Tela foi idealizado pelo INSA junto com projeto Cine Mandacaru e tem como objetivo principal transmitir e repensar a ciência através da formação em auto registro audiovisual. O projeto atua em comunidade onde já estão sendo desenvolvidas pesquisas científicas pelo INSA. Foram 18 encontros com cerca de 20 jovens divididos em quatro momentos. Introdução ao cinema, Pesquisas e roteiro, Produção e Filmagem, Pré-edição e finalização dos documentos.

A palma é uma planta mexicana, das famílias das cactáceas e rapidamente se adaptou no Brasil e passou a ser base de alimentação dos animais, especificamente no cariri paraibano. Em 2001 a palma foi atacada por inseto chamado cochonilla do carmim, não teve mecanismo que contivesse o inseto e ele tomou conta dos palmais da Paraíba e Pernambuco, praticamente dizimando a palma adaptada.

Através do Seminário em Tela aprendemos que a palma também serve de alimento humano. Lá no México eles compram comida de palma em supermercados. Descobrimos outras histórias da nossa comunidade que nem nós sabíamos que existia, explica Maria Eliônora Elias Bezerra, participante das oficinas. “Eu nunca fui a uma sala de cinema e o cinema nunca veio aqui em Poço das Pedras”, disse a jovem de 16 anos Ladyjane Barboza Araújo.

No próximo dia 30 de novembro a comunidade terá a oportunidade de ver tudo isso, pois será realizada a I MOSTRA SEMIÁRIDO EM TELA de Poço das Pedras, onde serão apresentados cinco documentários produzidos pelos jovens. Todo o processo desde a escolha da história e do enredo até a finalização dos filmes foi feito com e pelos participantes. Serão exibidos na programação dos filmes: “Rio Taperoá – a esperança de um povo”; “De volta às Origens”; “Famílias Caririzeiras”; “Ouro Verde” e “Quadrilha a cultura nordestina”.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é: “Estimular a interação e valorizar as trocas de conhecimentos científicos populares e tradicionais entre as comunidades com o intuito de aproximar a ciência das pessoas. Esses documentários são frutos desses processos. Não só estuda-se ciência e cinema, mas reforça-se uma ciência mais humana em consonância com políticas públicas que preconizem a convivência com o semiárido. É essa imagem que queremos reconstruir, um semiárido rico e diverso a partir do olhar dos próprios moradores da região”, finaliza Kel Baster coordenador do Projeto Semiárido em Tela.
Para maiores informações ligue: (083)3315-6400.
Ascom/AC/PMSJC


Nenhum comentário:

Postar um comentário