segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

COMUNIDADE RURAL DE SÃO JOÃO DO CARIRI É DESTAQUE COM O PROJETO “MOSTRA SEMINÁRIO EM TELA”


Um bom público compareceu na noite deste domingo(30) na comunidade rural de Poço das Pedras no município de São João do Cariri para prestigiar o evento “I MOSTRA SEMINÁRIO EM TELA”.

O Seminário em Tela foi idealizado pelo INSA junto com projeto Cine Mandacaru, e, ainda contou com o apoio da EMATER-PB, Governo Federal e Prefeitura Municipal de São João do Cariri por meio da sua Secretaria de Agricultura. O objetivo principal do projeto é transmitir e repensar a ciência através da formação em registro audiovisual.

Poço das Pedras foi escolhido para a realização desse projeto em virtude de já estar sendo desenvolvidas naquela comunidade desde 2012, pesquisas científicas pelo Instituto de Nacional do Semiárido(INSA), onde procura a revitalização da cultura forrageira com a implantação de campos de variedades de palmas resistentes à Cochonilha do Carmim, praga que quase dizimou a palma dessa região.

Para a sua culminância neste domingo, o projeto foi desenvolvido em 18 encontros com cerca de 20 jovens filhos dos agricultores que participam do PROJETO PALMA e foi dividido em quatro momentos: Introdução ao cinema, Pesquisas e roteiro, Produção e Filmagem, Pré-edição e finalização dos documentos.

Segundo os organizadores do evento foi muito proveitosa a experiência, porque, além de estimular a interação, valorizou as trocas de conhecimentos científicos populares e tradicionais entre as comunidades, aproximando cada vez mais a ciência das pessoas.

Ascom/AC/PMSJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário